Ubatuba Sim!

Rancho do Siri inova seu cardápio

Por Patrícia Rosseto

10 janeiro 2017

O quiosque-restaurante Rancho do Siri fica na linda e calma praia do Estaleiro, ao norte da cidade de Ubatuba e oferece aos clientes desde pratos especiais que representam a culinária caiçara até lanches mais simples e petiscos

O casal e sócios Osias de Oliveira Salomon e Maria Luiza dos Santos (Dudu e Isa) estão há 12 anos juntos cuidando e inovando o Rancho do Siri, que nasceu nas areias da Praia do Estaleiro, entre as várias transformações, o Rancho também sobreviveu inclusive a uma ressaca destruidora.

Hoje, o Rancho do Siri novamente deu uma repaginada, principalmente em seu cardápio e estrutura. De acordo com Isa o objetivo primordial é atender a todos os perfis que frequentam a Praia do Estaleiro, “meu desejo é abraçar quem vem da praia, melhorar o cardápio a cada dia para atender as necessidades dos clientes”, disse ela.

Entre as novidades do cardápio que mais agradaram os clientes está o Espaguete à Marinheiro, que é feito com filé de peixe, molho de camarão sete barbas, arroz, purê e salada de alface, tomatinho, palmito e cebola. Outro prato de destaque é o Postas à Ubatumirim, com peixes, banana, mandioca, pirão de siri, arroz e salada. As sobremesas vão desde o simples açaí até um petit gateau, mousses e tortas. Destaque para a criação de Maria Luiza de banana flambada com calda de melado e laranja e sorvete.

A cozinha do Rancho do Siri atende uma grande diversidade, como sanduíches de siri e naturais, cuscuz de farinha de milho, pastéis, bolinho de mandioca, camarão, peixes, moquecas, caldeiradas, porções de pastéis, lula, pratos kids entre outras tantas opções. “Todas as receitas da Casa, sem exceção, são feitas com ingredientes frescos, por isso os peixes variam de acordo com a época”, explica a sócia e chef Isa.

Para se preparar para atender a uma culinária tão diversificada Isa faz cursos regulares, complementa com cursos online, literatura e muita curiosidade, “Sou louca por programas culinários, ouço as ideias das pessoas, vou a outros restaurantes e sempre me coloco no lugar do cliente. E, gosto de misturar, experimentar. O cardápio de hoje do Rancho do Siri é uma mistura da culinária tradicional caiçara com toques modernos e ousados, que acompanham a temporada adequada dos peixes que a natureza nos oferece durante o ano”, aponta ela.

Os casal explica que foi criado um padrão para servir as refeições no salão do quiosque, com objetos feitos de louça, barro, metal e madeira. “A conservação e a apresentação das refeições é muito importante, as pessoas comem com os olhos”, brinca Dudu.

Hoje, o Rancho do Siri conta com parcerias com pousadas locais servindo desde o café da manhã até as refeições mais elaboradas, muitos grupos de turistas hospedados no Estaleiro ou de passagem também contratam os serviços do restaurante. “Atendemos inclusive cardápios personalizados, como para quem não quer glúten, diabéticos, veganos, entre outros. A ideia é que os fregueses saiam daqui felizes. Cheguei a receber aplausos de funcionários de uma empresa que vieram ao local, foi muito emocionante”, conta Isa.

Hoje a equipe conta com dois bartenders, uma gerente, cinco garçons e seis pessoas na cozinha ao lado da chef. O Rancho do Siri abre de segunda a segunda, todos os meses do ano na Praia do Estaleiro – Ubatuba!

Casal freguês toca o melhor da MPB e outros clássicos no Rancho:

Funcionários e família trabalham em equipe: